segunda-feira, 11 de setembro de 2017

São Paulo e a cartilha do rebaixamento


A crise não parece ter fim no São Paulo. Nesse sábado um empate com sabor de derrota no Morumbi, após estar ganhando por 2 a 0 o time cedeu o empate para a Ponte Preta em 2 a 2 e permanecendo na penúltima colocação do Brasileirão. É bem verdade que os gols foram na genial cobrança de falta do Hernanes e uma falha grotesca do goleiro Aranha, o time não vinha criando muitas chances além disso, mas não sabe segurar resultado quando está na frente, o que era um resultado maravilhoso passou a ser desastroso com a expulsão do Jucilei no pênalti a favor da Ponte, aí saiu o gol e logo depois o empate (podendo até ser pior). Mais um resultado da famosa "cartilha do rebaixamento" que todo clube grande já passou quando acabou sendo rebaixado no final do campeonato.

O que vem salvando o São Paulo é a presença em peso da sua torcida nos jogos no Morumbi, mesmo que os resultados muitas vezes não acontecem, estão apoiando nesse momento difícil e o talento do Hernanes que marcou gols e deu assistências importantes pro time não estar ainda pior na classificação. O técnico Dorival Jr. vem cometendo os mesmos erros de Rogério Ceni que é o da teimosia de manter jogadores que não estão bem no time titular como Rodrigo Caio e Cueva. É bem verdade que o desempenho que o time até melhorou o desempenho ofensivo (muito graças ao Hernanes), mas piorou consideravelmente o desempenho defensivamente, hoje é a terceira pior defesa do campeonato e levando pelo menos um gol há OITO(!) rodadas, o time não sabe jogar retrancado quando necessário e não sabe segurar o placar quando está na frente. Pra falar a verdade é um problema que vem desde Rogério Ceni no começo do ano o time sofria muitos gols para equipes mais fracas no Paulista e nas primeiras fases da Copa do Brasil.

Mas o principal motivo da atual situação do Tricolor Paulista tem nome: O presidente Leco e a diretoria. Trocam o time todo praticamente no meio da temporada, vendem fácil demais os jogadores (principalmente aqueles que tem um bom potencial da base), além de serem omissos nos momentos complicados, não duvido que se o rebaixamento vier eles culpem o técnico e não assumam a responsabilidade. É bem verdade que as más administrações dos presidentes anteriores também tem a sua parcela de culpa, ajudaram o clube a perder o papel de PROTAGONISTA pra ser um COADJUVANTE em 10 anos, desde 2008 o único título do São Paulo foi a Sul-Americana de 2012 e nesse mesmo período viu o seus principais rivais serem protagonistas e acumularem títulos.
Infelizmente o hino nunca fez tanto sentido: "SALVE o tricolor paulista", "As tuas glórias vêm do passado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário