segunda-feira, 18 de setembro de 2017

FLU precisa começar planejamento de 2018. Sem Abel Braga

Erros nas substituições de Abel Braga já causam desgaste de sua imagem com parte da torcida


Em 2012 escrevi o texto A insustentável burrice de um ser, sobre as substituições equivocadas de Abel Braga na eliminação da Libertadores daquele ano para o Boca Juniors, no Engenhão. 5 anos depois, analisando o histórico do técnico, os erros são os mesmos. Basta dizer que, jogo caminhando para os pênaltis, ele tira Rafael Sóbis e coloca Marcos Junior aos 44 minutos do segundo tempo. 1 minuto depois, com Thiago Neves de Lateral esquerdo (veja os gols aqui), Santiago Silva fez o gol que nos eliminou da Libertadores daquele ano. Sem contar que, aos 29, tirou o bom batedor de penais Wagner e colocou Wellington Nem mas essa mexida até passa como tentativa de fazer o segundo e classificar sem pênaltis.

Foto: Gazetapress

O JOGO

Ontem, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, tivemos mais uma atuação patética do time e mais substituições inaceitáveis. O time começou com a mesma formação dos últimos jogos, num 4-3-2-1 e com o primeiro grave equívoco: Wellington Silva pela direita. O time, como sempre, não teve objetividade e ficou no Abelbol, zagueiro-toca-pra-zagueiro-que-devolve, e praticamente nada criou. O Furacão também não criou muito mas ficou o tempo todo mais próximo da meta de Julio Cesar. Até que, aos 47 minutos, Scarpa cobrou escanteio e Henrique Dourado abriu o placar.

Veio o segundo tempo e o FLU não mudou sua postura. Continuou sem ocupar os espaços, com a última linha sempre dentrou ou próxima da área e sem formar a segunda linha, uma bagunça tática completa. Aos 12 veio o empate em falha dos jogadores que compuseram a barreira e abriram. Aos 25 minutos começa o show de horrores do Abel. Tira Wellington Silva e coloca Peu passando assim a jogar com 2 centroavantes (o FLU só tinha criado UMA chance pro Ceifador). 2 minutos depois Richard (que fazia uma estreia honesta) sentiu e Abel colocou Renato que não marca, não apoia, não vai ao fundo, não faz nada. O golpe final foi aos 31. Henrique Dourado saiu para a entrada de Marcos Junior (lembra dele no primeiro parágrafo desse texto?). 3 minutos depois tomamos a virada.

Figura postada pelo perfil do Fluminense no twitter com escalação e banco
Alguns dirão que Abel não tem opções. Ah! Tem sim. No banco estavam Sornoza e Luquinha. 2 meias que poderiam ajudar Scarpa a criar as jogadas e a segurar a bola no ataque. Mas ele preferiu colocar Marcos Junior como fez em 37 vezes esse ano. Por mais que hajam desfalques sérios como Henrique, Douglas e Orejuela, os 2 armadores estavam ali, prontos pra entrar e ajudar mas Abel preferiu colocar 2 dos jogadores mais inúteis do elenco e um segundo centroavante pra ficar correndo feito louco.

Criaram alguns mitos e parte da torcida comprou:


  • "O elenco é ruim": MENTIRA! Vários jogadores do elenco tiveram propostas do exterior como Leo, Calazans, Scarpa, Dourado, Wendel, Wellington Silva e Richarlison. Apenas o  último saiu de fato. Além disso, na humilde opinião deste blogueiro, apenas Palmeiras, Flamengo, Galo e Cruzeiro têm elencos melhores que o nosso.
  • "É um time de meninos": MENTIRA! Ontem, mesmo com desfalques de Henrique, Renato Chaves e Lucas, a média de idade dos jogadores que atuaram foi de 23,8 anos. Há vários oriundos de Xerém (e isso é muito bom) mas não há ninguém com 17, 18 anos jogando. Para exercitar a comparação, o time titular do FLU campeão carioca de 1983 tinha média de idade de 23,5 anos.
O que nos falta de verdade é um técnico que seja atualizado, que trabalhe um esquema moderno e não esse toca-toca entre zagueiros pra depois alguém sair em disparada com a bola. Precisamos de alguém que possa de fato promover a união do trabalho tático do time profissional com a categoria de base, como fazem os clubes europeus. Esse cara não é o Abel. Abel é um cara do bem, um cara legal, um paizão para muitos jogadores mas o FLUMINENSE precisa de mais do que isso. Precisa de alguém que faça esse bom elenco jogar de maneira moderna, que aproveite o talento de jogadores como Scarpa, Wellington Silva, Sornoza, Wendel em favor do time. Chega de posse de bola inútil no toca-toca entre os zagueiros. Chega de buracos imensos no meio-campo. Chega de ver a última linha dentro da área. Chega de não ver a segunda linha formada. Chega!

É hora de planejar 2018. Temos uma base boa e, mesmo com os problemas financeiros, é possível termos um 2018 muito melhor que 2017. Mas esse planejamento não existirá com Abel Braga. Com todo respeito ao ser humano Abel Braga. Com mais respeito por ele ainda depois da tragédia que acometeu sua família. Mas não querendo que a tragédia do rebaixamento caia sobre o Fluminense mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário