segunda-feira, 6 de março de 2017

FlaxFlu: Vitória (quase completa) do futebol

A semana que antecedeu a final da Taça Guanabara entre Flamengo e Fluminense teve de tudo. Menos o debate sobre escalações, esquemas táticos,jogadores, campo. Teve tentativa de assassinar o futebol com a nefasta torcida única, teve dúvida sobre o local do jogo, teve dúvida até se o jogo seria realizado.

Foto: Lance
Enquanto o futebol não vencia a liminar, o Fluminense tinha o direito de jogar apenas com sua torcida pois ganhara o sorteio na sede da Federação. Ainda assim, numa atitude digna e histórica, o Fluminense na figura de seu Presidente Pedro Abad ameaçou jogar com portões fechados, caso a nefasta liminar não fosse derrubada. E foi.

Na sexta-feira o futebol venceu a liminar e Fla e Flu foram autorizados a vender ingressos mesmo em descumprimento do que rege o Estatuto do Torcedor. Mesmo com o tempo exíguo, com debate sobre violência, com o técnico Abel colocando mais terror e medo em torcedores ao dizer que não levaria o filho ou não deixaria que ele fosse com a camisa do clube, foram 25 mil pagantes e 27 mil presentes no Engenhão.

O jogo foi eletrizante, sobretudo no primeiro tempo. Com 9 minutos já estava 1x1, gols de Wellington para o Flu e Arão para o Fla. E o jogo era lá e cá. O Fluminense saiu da primeira etapa vencendo por 3x2 (Everton virou pro Fla e Ceifador e Lucas viraram para o Flu). O segundo tempo seguiu lá e cá mas menos elétrico. Até que, no finalzinho, Guerrero, de falta, empatou. O FlaxFlu que venceu a morte do futebol não poderia acabar em 90 minutos. Teve decisão por pênaltis. E nela, o Fluminense acertou todas as cobranças e o Flamengo perdeu com seus zagueiros, Rever e Vaz. 4x2 e festa tricolor, festa do futebol.

A única coisa que não permitiu que a vitória fosse completa foi o local da partida. Nada contra o Engenhão que é um belo estádio, com boa capacidade. Mas um FlaxFlu que venceu o atraso da maldita liminar merecia o Maracanã, abandonado pelo tenebroso Governo do Estado e pela desonesta concessionária. Mas isso não ofusca um dos FlaxFlus mais importantes da História do futebol.

Parabéns, Fluminense pela postura, luta e título. Parabpéns, Flamengo pela postura e luta.

Um comentário:

  1. Não vi o primeiro tempo, mas realmente foi um jogaço!
    Pena que a diretoria do meu Botafogo ainda não tenha enxergado que essa união com a FERJ e Eurico só prejudicam ainda mais o alvinegro. Parabéns ao Fluzão!!

    ResponderExcluir