terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O Australian Open das antigas



Federer x Nadal e Serena x Venus na década passada seriam finais comuns em torneios de Grand Slam, mas se você dissesse que aconteceriam ainda em 2017 provavelmente seria chamado de maluco. Pois é, mas esse Australian Open de 2017 vai ficar marcado por um nome de uma trilogia famosa dos anos 80, "De Volta para o Futuro", porque Roger Federer, Rafael Nadal, Serena Williams e Venus Williams são capazes de fazer final de Slam em 2017. Viva os "trintões"!
Primeiramente falando de Roger Federer e Rafael Nadal, que protagonizaram uma grande rivalidade na década passada, o espanhol a maioria das vezes levou a vantagem, por ter um jogo que "casa" bem com o do Federer e vale ressaltar que a maioria dos confrontos entre eles foi no saibro, onde o espanhol é um monstro, ganhou simplesmente NOVE títulos em Roland Garros. Mas dessa vez deu Federer. E em que momento! Federer não jogava há seis meses vinha só de um torneio preparatório na primeira semana de janeiro que é a Copa Hopman, ou seja, vinha com muitas dúvidas para esse Australian Open, mas não dá pra duvidar de uma lenda. Foi provalvemente o Slam mais complicado da carreira de Federer, onde ele teve que bater três top 10 pra chegar até a final, Berdych, Nishikori e Wawrinka e finalmente a consagração contra seu maior oponente na sua carreira que é o Nadal numa final de cinco sets e vale ressaltar que o suiço estava com uma quebra abaixo no quinto set, mas não abaixou a cabeça e reverteu a situação. Esse título ficará marcado para Federer, que se motiva ainda mais para a temporada, acredito que ele quer muito mais um título em Wimbledon, que é onde ele se sente ainda melhor jogando.
Agora de Serena e Venus, duas irmãs que já conseguiram tanto sucesso no tênis, inúmeros títulos, medalhas de ouro em Olimpíadas, voltaram a fazer uma decisão de Grand Slam. A Serena nesses últimos anos conseguiu se manter e ganhar vários Slams, dominando o circuito, mas a Venus caiu bastante de rendimento e não se manteve no mesmo nível que tinha na década passada. Serena acabou levando a melhor mais uma vez! 2016 foi um ano que a Serena perdeu um pouco o domínio na WTA, viu o crescimento de outras jogadoras como Angelique Kerber, a alemã que terminou o ano como número 1 do mundo. Serena vinha para esse Australian Open cheia de dúvidas e pegou uma chave complicada desde o começo, mas acredito que foi isso que levou ela a mais um título, porque já entrou ligada desde o início e venceu sem perder nenhum set ao longo do torneio, a final contra a irmã foi tensa em alguns momentos, mas em nenhum momento vi a Serena ameaçada na partida. Vale ressaltar a excelente campanha da Venus que voltou a final de um Slam em simples, algo que não acontecia desde 2009.
Curiosidades:
- Foi o 18º título de Grand Slam de Roger Federer, ele que é o maior vencedor de Slams da Era Aberta. O último título havia sido em Wimbledon 2012.
- Federer e Nadal não se enfrentavam em final de Grand Slam desde Roland Garros 2011, em que o espanhol levou a melhor.
- Foi a primeira vitória de Federer contra Nadal em um Grand Slam que não fosse Wimbledon (a última em 2007). Na Austrália o retrospecto era de 3-0 para o espanhol.
- Foi a primeira decisão de Grand Slam do Nadal desde Roland Garros 2014, em que ele bateu Djokovic na decisão.
- Serena ganhou seu 23º título de Grand Slam, ela é a segunda maior vencedora de Grand Slam na Era Aberta, atrás apenas de Smith Court com 24. Não dá pra duvidar que Serena possa ultrapassar esse recorde.
- Foi a primeira final de Slam entre as irmãs Williams desde Wimbledon 2009, em que a Serena levou a melhor na ocasião. Essa também havia sido a última final de Grand Slam da Venus.
- Essa foi a 9ª decisão de Grand Slam entre as irmãs Williams. Serena agora lidera o retrospecto em 7-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário