segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O returno do ano: Cibulkova é campeã do WTA Finals

Antes de 2016 Dominika Cibulkova só tinha ganhado quatro títulos em toda a sua carreira. Chegou esse ano e conquistou os torneios de Katowice, Eastbourne e Linz além de finais importantes nos torneios da WTA como o torneio de Madrid (preparatório para Roland Garros) e Wuhan. Mas nesse domingo a eslovaca conquistou o mais importante título de sua carreira, o WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada.
Diferententemente de todos os outros torneios, esse é um torneio disputado em um modelo em fase de grupos, quatro tenistas divididas em duas chaves, sendo que as duas melhores de cada, avançam para a semifinal.
Cibulkova caiu em uma chave complicada com Angelique Kerber (atual número 1 do mundo), Simona Halep e Madison Keys.
Começou a campanha logo contra Kerber, fez um jogo duríssimo mas acabou sendo derrotada por 7-6(5), 2-6 e 6-3. Na segunda rodada, outra derrota, dessa vez para Keys por 6-1 e 6-4, o que fez com que Cibulkova precisasse vencer a romena Halep por 2 sets a 0 e foi o que ela exatamente conseguiu com 6-3 e 7-6(5), assim garantiu vaga na semifinal pelo saldo de sets.
Na semifinal após um início ruim, Cibulkova reagiu e bateu a russa Svetlana Kuznetsova, que vinha de uma longa sequência de jogos, foi a última a garantir vaga no WTA Finals por conta do título do torneio de Moscou na semana anterior. Cibulkova venceu por 1-6, 7-6(2) e 6-4.
Na grande decisão novamente o encontro contra a número 1 do mundo, Kerber, que só nesse ano conquistou os títulos do Australian Open, Us Open, foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos e finalista em Wimbledon. Porém, contrariando os prognósticos, Cibulkova apresentou um grande nível de tênis e bateu a alemã por 6-3 e 6-4 e coroou esse grande ano que ela teve.
Com a campanha, Cibulkova assumiu o 5º lugar do ranking da WTA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário