segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Pablo Cuevas, o uruguaio "brasileiro"


O uruguaio Pablo Cuevas completou duas semanas incríveis no Brasil com dois títulos. Primeiramente no ATP 500 do Rio de Janeiro, tendo batido Rafael Nadal na semifinal, que apesar de atravessar um mal momento no circuito e estar longe de lembrar aquele Nadal que foi nove vezes campeão em Roland Garros, mas mesmo assim temos que considerar e muito essa vitória e agora nessa último domingo venceu o ATP 250 de São Paulo, para comprovar o seu excelente momento, comprovando seu favoritismo, aliás foi bi-campeão do evento, já que também venceu no ano passado. Cuevas agora possui cinco títulos em torneios ATP, sendo três em nosso solo, logo por isso o apelido uruguaio "brasileiro".

Cuevas antes dos torneios do Rio e São Paulo estava fora do top 40 e os títulos nos dois torneios 'alavancaram' o seu ranking, agora ele ocupa o 25º lugar no ranking da ATP. Sem dúvida nenhuma é o melhor momento da carreira do uruguaio, que cada vez vem jogando melhor, muita solidez no fundo de quadra, e um grande saque, que apesar de não ser um "destruidor" nos aces, é sempre muito bem colocado em quadra. O curioso é que ele atingiu esse nível de jogo após lesão que o afastou praticamente dois anos fora das quadras (segundo semestre de 2011 a 2013), todos os títulos dele vieram após isso, prova de que hoje não necessariamente se atinge o auge cedo no circuito já que Pablo tem 30 anos.

Observações:

1º Essas duas semanas foram perfeitas para quem ainda não conhecida Thiago Monteiro. O cearense recebeu convite para os dois torneios, Rio e São Paulo e não fez feio diante das oportunidades. Ganhou suas três primeiras partidas nível ATP, sendo duas contra adversários "respeitados" no circuito, Jo-Wilfried Tsonga, que está no top 10 e Nicolas Almagro, que um dia já ocupou lugar no top 10 e no saibro é sempre osso duro de roer. Nos dois torneios ele viria a perder de Pablo Cuevas, que acabou sendo campeão nos dois e vale ressaltar, foram dois jogos duros. O que notei na evolução do Thiago foi um saque muito mais potente, ganhando muitos pontos com um grande primeiro serviço, conseguiu se sustentar muito bem nas trocas de bola, o que é muito animador também. As boas atuações devem causar euforia, mas ao mesmo tempo calma, vamos deixar o garoto trabalhar, ele tem apenas 21 anos e muito a evoluir, foi primeira "prova" dele dentro do circuito. Em relação ao ranking, ele alavancou bem o seu ranking, subindo mais de 100 posições, agora ocupa a 240ª posição, o melhor até o momento de sua carreira. Que ele consiga muito mais, estamos na torcida por isso.

2º Quem tem vindo numa evolução incrível é Dominic Thiem, o austríaco ganhou dois torneios em fevereiro, primeiro o ATP 250 de Buenos Aires (vencendo Rafael Nadal na semifinal) e na última semana ganhou o ATP 500 de Acapulco na quadra dura e foi o primeiro dele nesse piso. Todos tem que ficar de olho nele, pois continuando assim o top 10 vai ser questão de muito pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário