terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Novak Djokovic e Melbourne, combinação perfeita!


Nesse último domingo, Novak Djokovic se tornou hexa-campeão do Australian Open, é o maior campeão na Era Aberta do torneio e se iguala as seis conquistas no total junto com o australiano Roy Emerson. Foi também o 11º título de Grand Slam do sérvio, que entrou no top 5 dos maiores vencedores de torneios desse porte (e pelo ritmo que vem apresentando, Djokovic deve melhorar bem isso ainda). Djokovic segue querendo quebrar recordes e em Melbourne isso se completa, o sérvio se sente muito a vontade nas condições de jogo do piso e está fazendo um grande domínio por lá, desde 2011 a única derrota foi em 2014 para o suíço Stan Wawrinka.

Não foi uma conquista fácil para Djokovic, principalmente no jogo de oitavas-de-final contra Gilles Simon, após 4h32 de jogo e 100(!!!) erros não-forçados do sérvio, totalmente atípicos do que estamos acostumados a assistir. Mas também sabemos que quando vai chegando nas fases finais dos torneios, Djokovic cresce demais e dessa vez não foi diferente. Nas quartas-de-final tinha uma parada dura contra Kei Nishikori que o havia vencido a dois anos na semifinal do Us Open, o sérvio nem precisou jogar o seu melhor para vencer em sets diretos. Na semifinal o tão esperado confronto contra Roger Federer, os dois que vem protagonizando os melhores duelos atualmente no tênis mundial, o sérvio não tomou conhecimento, principalmente nos dois primeiros sets e venceu por 3 sets a 1. Na grande final veio o duelo contra Andy Murray, onde após um primeiro set muito tranquilo, o jogo equilibrou bastante no segundo set, mas Djokovic manteve o mental no lugar e o seu grande nível de jogo e conseguiu levar em sets diretos, conquistando assim seu sexto título em Melbourne.

Curiosidades:
1º - Dos seis títulos de Novak Djokovic em Melbourne, cinco deles vieram a partir de 2011. Em 2011, o primeiro dessa sequência, foi o que tornou o sérvio "protagonista" do tênis mundial, ele já era um grande jogador, mas faltava um algo mais para se tornar protagonista e começou uma dieta sem glúten que foi muito fundamental nesse processo. Antes disso ele havia só ganhado um título de Grand Slam, que foi exatamente em Melbourne, em 2008.
2º - Se de um lado Novak Djokovic foi hexa-campeão, Murray foi penta-vice em Melbourne. Das cinco vezes que Murray chegou no quase, quatro delas foram contra Djokovic, a única vez que Murray "variou" foi quando perdeu para Federer na final de 2010. Haja coleção de bandejas, não?
3º - O único brasileiro que disputou a chave principal de simples foi Thomaz Bellucci, que foi eliminado pelo americano Steve Johnson na segunda rodada.
4º - A "bipolaridade" de Fernando Verdasco se destacou no torneio esse ano. Após eliminar Rafael Nadal, em uma batalha de cinco sets, onde Verdasco lembrou os bons momentos que teve quando foi top 10 e tudo mais. Aí muita gente pensou que agora vai né, pois bem, veio novamente um balde de água gelado, Verdasco foi eliminado por Dudi Sela na segunda rodada. Existe coisa mais bizarra do que isso?!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário