segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Andy Murray, quebrando barreiras no tênis britânico


Quem lembra quando Andy Murray ganhou o título de Wimbledon em 2013? Na ocasião ele quebrava uma barreira de 77 anos sem título de britânicos no torneio mais tradicional do mundo, o último havia sido com Fredy Perry em 1936. Pois nesse último domingo, Murray foi o grande responsável por conduzir o time britânico ao título do principal torneio em equipes do tênis mundial, a Copa Davis, algo que os britânicos esperavam há 79 anos, já que o último título tinha sido em 1936.

Vale ressaltar aqui que a Copa Davis é algo que se ganha em equipes, não sozinho. Mas o fato é que Andy Murray foi o que levou esse título para a Grã-Bretanha, fazendo praticamente todos os pontos dos britânicos durante a competição toda, exceto quando James Ward ganhou o confronto contra John Isner numa batalha de cinco sets na primeira rodada da competição. Atribuo não só a isso, mas também o grande ano do seu irmão Jamie Murray, que é hoje um dos principais duplistas do mundo e assim fortalecendo ainda mais a equipe.

Sobre a final, primeiramente, é bom saber que tudo ocorreu sem problemas na Bélgica, pois desde os atentados de Paris o país vinha sofrendo com possíveis ameaças de terrorismo e tinha chance até da final ser cancelada.
Começamos por sexta-feira, onde David Goffin marcou o primeiro e único ponto para os belgas em uma partida que jogou muito mal e sentiu a pressão nos dois primeiros sets, errando demais e o jovem Kyle Edmund, sem responsabilidade nenhuma, estreando em Davis logo na final, soltando o braço mesmo, abriu logo 2 sets a 0, mas a partir do terceiro set o jogo mudou e Goffin, mais confiante, virou a partida sem maiores problemas. No segundo jogo, Andy Murray confirmou o favoritismo contra Ruben Bemelmans, que até jogou bem e teve chances no terceiro set, mas não foi páreo e Murray fechou em 3 a 0.
No sábado era o jogo de duplas, onde os irmãos Murray eram bem favoritos contra a dupla belga, formada por David Goffin e Steve Darcis, que até chegaram a ganhar o segundo set e venderam caro a derrota, o que não foi suficiente para evitá-la por 3 sets a 1.
No jogo decisivo, Andy Murray enfrentou David Goffin e já começou dominando o jogo desde o início, praticamente não dando chances nos seus games de saque e assim conseguiu abrir 2 a 0 no jogo sem maiores problemas. No terceiro set tomou uma quebra logo no início, mas logo em seguida reagiu e voltou a dominar o jogo, fechando a partida com um lob lindíssimo e levando os britânicos ao título. Parabéns também a equipe belga que, jogando em casa, lutou até o fim por esse título inédito.

Ano que vem tem mais Copa Davis, a Grã-Bretanha faz a sua estréia em casa contra o Japão e a Bélgica joga em casa contra a Croácia. A equipe brasileira joga o Zonal Americano e enfrenta o vencedor do confronto entre Equador e Barbados, caso avançe, vamos a repescagem do Grupo Mundial em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário