terça-feira, 6 de outubro de 2015

42 anos sem o Príncipe François Cevert

Francês morreu decapitado em Watkins Glen


Venceu apenas uma corrida nas 44 corridas que disputou em 4 temporadas. Chegou 9 vezes em 2°. Na sua melhor temporada, em 1973, sofreu o acidente fatal em Watkins Glen. Na zona dos "esses" do circuito americano, com pista muito ondulada, Cevert perdeu o controle, bateu no guard rail do lado direito, ricocheteou e bateu no do lado esquerdo mas com o carro capotado em ângulo de 90°. A lâmina do guard rail, mal colocada pelos organizadores do GP dos EUA (e que faria outra vítima em 74, Helmuth Koinigg, no mesmo 06 de outubro), decapitou o piloto francês, chamado de Príncipe.

Um triste fim para um jovem de 29 anos e que disputaria o título de 74 contra Emerson Fittipaldi e as Ferraris de Lauda e Regazzoni. Dizem que Jackie Stewart decidiu encerrar a carreira em função da morte de seu amigo e companheiro de equipe. Não é verdade. A decisão do escocês já estava tomada antes e só ele e o patrão Ken Tyrrell sabiam. Na véspera da tragédia, Jackie contou sua decisão para Cevert e Ronnie Peterson.

François Cevert, considerado um dos homens mais bonitos da época, não venceu mais corridas na carreira pois portou-se, mesmo mais rápido que Jackie em muitas corridas, como escudeiro para garantir o tri-campeonato mundial ao escocês.

Segue um pequeno tributo a essa lenda da Fórmula 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário