domingo, 29 de junho de 2014

O Pachequismo do Brasileiro "Médici"

A Copa do Mundo do Brasil chega a sua fase de mata-mata sendo a melhor Copa do Mundo da história, dentro e fora de campo. O caos alardeado por parte da mídia e repetido por seus papagaios não aconteceu. Aeroportos funcionam perfeitamente e os milhares de turistas estrangeiros não encontram problemas para se deslocar e acompanhar suas seleções. Ao contrário do que se transformou em um mantra (Imagina na Copa), turistas se apaixonam pelo país, o que melhora a imagem do país no exterior e fará o fluxo de turistas aumentar nos próximos anos.

O que não muda é a "bissextualidade" do brasileiro. Nosso povo passa quatro anos achando que no Brasil nada presta, que tudo é uma porcaria e babando ovo de outros países, como se eles fossem exemplo pra alguma coisa. Quando chega a Copa do Mundo tudo muda e o pachequismo toma conta: cantar o hino é mostra de amor ao país e, pior, torcer pela seleção da CBF passa a ser uma obrigação patriótica.


Não é nenhum problema o cara pensar dessa maneira. Acontece que ninguém é obrigado a concordar com isso e, quando você verbaliza o que pensa e o que pensa é diferente do permitido por eles, meu amigo, vem uma saraivada de ofensas, ameaças e deboches.

O Pacheco é aquele que critica o goleiro Felipe por este ter dito que "roubado é mais gostoso" mas diz "o choro é livre" quando alguém critica a arbitragem do Sr. Nishimura. É aquele que te manda calar a boca por criticar as entrevistas, quase sempre toscas, dos jogadores brasileiros. É aquele que desfaz amizade porque você critica a elitização da Copa do Mundo do Brasil que, olhando as arquibancadas, parece um país escandinavo.

Menos, muito menos, povo brasileiro. Agindo dessa maneira a única coisa que você está conseguindo é ressuscitar um dos slogans mais nefastos da história do Brasil, não só do futebol. Estão ressuscitando o Brasil, Ame-o ou Deixe-o, do maior ditador desse país, da fase mais terrível da ditadura militar, com mais torturas, desaparecimentos e assassinatos. Estão ressuscitando Médici.

Nenhum comentário:

Postar um comentário