segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Arrogância e Extremismo

Cada dia que passa vejo que as redes sociais têm pontos positivos e pontos absurdamente negativos. Positivos, a interação entre torcedores do mesmo time, entre fãs e ídolos, contato com jornalistas, descentralização da notícia (saem os jornalões, entram os blogs, jornalistas independentes). Mas há, por outro lado, a criação de valentes, donos da verdade, aqueles que não aceitam as idéias dos outros.

Não acompanho todas as torcidas mas a do Fluminense tem um grupo que se acha mais tricolor do que outros porque comparecem a todos ou quase todos os jogos no Engenhão. Seria até aceitável que se sintam assim se não partissem para a agressão verbal contra a opção da imensa maioria de tricolores de não ir ao estádio.



Ir ou não ir a um estádio de futebol é opção de cada um e deve ser respeitada. Dizer que é obrigação do torcedor ir ao estádio é de um extremismo atroz. Ofender quem curte o futebol bem jogado e o tem como entretenimento é uma atitude de fanáticos arrogantes desprovidos de argumentos que sustentem suas teorias.

Futebol é entretenimento, diversão, sim, senhores. O dia que os clubes entenderem isso, teremos estádios confortáveis, com opções de outras atividades de lazer para os dias de jogos e para os dias que não há jogos. Entretenimento é uma indústria extremamente lucrativa e os lucros não veem da obrigação de se divertir. Veem da qualidade da diversão.

Nesse sentido, e apesar da boa campanha, ir aos jogos do Fluminense não é um bom entretenimento. O time joga mal um jogo sim, o outro também, o grande nome na maioria dos jogos é o goleiro Diego Cavalieri que vive nos salvando da perda de pontos e as mudanças do treinador são sempre motivo de desespero.

Há aqueles que acham que o que importa é o resultado, uma espécie de "não importam os meios pois os fins justificam tudo". Há de se respeitar essa teoria  Porém os que pensam assim não aceitam que as pessoas não queiram gastar dinheiro para se aborrecer. E isso não as torna menos tricolores que as outras e nem descumprem papel de torcedor nenhum pois seu papel é simplesmente torcer. Seja no estádio ou no conforto do sofá.



Por fim, se na mesma torcida rola agressão por motivo tão banal, o que acontecerá contra torcidas rivais? Estão aí as Torcidas Organizadas que levam essa arrogância e esse extremismo às vias de fato, às brigas e aos assassinatos. Nenhuma forma de violência vale a pena. Nenhum motivo é justificador de tamanha barbárie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário