quinta-feira, 4 de março de 2010

Vergonha de público no campeonato carioca

Nessa quarta-feira as duas maiores torcidas tiveram encontros com seus times no Rio de Janeiro pelo campeonato carioca de futebol. O Vasco enfrentou o Engenhão e o Flamengo, o Madureira, no Maracanã.

Seria uma rodada normal no modorrento campeonato carioca se não fosse por um detalhe: o público.

Somando-se as duas partidas tivemos um total de 3122 pagantes. Isso mesmo!! Apenas 3122 pessoas pagaram para ver o jogo do Vasco ou o jogo do Flamengo. Um público digno da torcida do América que, infelizmente, praticamente desapareceu.

As causa foram muitas. A chuva que cai intermitente tirou público dos jogos. O televisionamento do jogo do Flamengo. A preguiça do carioca em ir ao Engenhão. Mas uma das causas tem tirado público de todos os jogos: o preço dos ingressos.

No início do ano os presidentes de Flamengo, Fluminense e Botafogo venceram o do Vasco e decidiram aumentar o valor dos ingressos para 40 reais nos jogos contra os pequenos e 50 reais nos clássicos. Um preço absurdo em um campeonato que tem 12 jogos contra pequenos e 3 clássicos nas fases de classificação.

Esqueceram-se os presidentes que o futebol sem público não é nada. Não arrecada com bilheteria, não move a paixão, não vende produto oficial e queima o filme da marca. Pensaram com o bolso e com argumentos pífios, culpando a meia-entrada pelo aumento abusivo. Mas não deixaram de fornecer ingresso para as Facções Organizadas.

Enfim, os estaduais já deveriam ter sido extintos faz tempo. Como não foram (e não serão), poderiam, pelo menos, lembrar do torcedor na hora de montar o campeonato para que tivéssemos os estádios com público, festa e emoção.

Parabéns, Patrícia Amorim, Roberto Horcades, Marcos Assunção e Rubens Lopes pelo Frankstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário