segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Os 7 erros (principais) de Abel Braga

Derrota para o Cruzeiro expôs, mais uma vez, o péssimo trabalho realizado por Abel Braga


Os erros são os mesmos, 11° mês de trabalho e não foram corrigidos. Parte da torcida ainda compra a ideia equivocada de que o elenco é ruim e Abel faz milagre. Quer saber? Faz milagre mesmo que é o de deixar o bom elenco do Fluminense brigando contra o rebaixamento até o final do campeonato.

A situação em relação ao rebaixamento está razoavelmente tranquila. São 7 pontos que nos separam da zona da degola e a julgar pelo desempenho dos 4 últimos, a linha de corte deve ficar entre 42 e 43 pontos que é a pontuação do Fluminense no momento, faltando 4 jogos.

Se já dá para ficar razoavelmente tranquilo com relação ao final de 2017, não é possível ficar para 2018. Os problemas financeiros, embora um pouco menores, continuarão e o pior: Abel deve permanecer no cargo para o ano que vem.

Não bastaram todos os erros cometidos pelo pseudo técnico em 2017. A diretoria do FLUMINENSE ainda acredita em seu trabalho. E os erros foram muitos.

1 - Marcação da bola alta - O Fluminense de Abel Braga marca a bola. Zagueiros, volantes e o centro-avante olham apenas a bola e não a movimentação dos atacantes adversários nas bolas cruzadas na nossa área. Erros de posicionamento escandalosos denunciam falta de treino de qualidade.

2 - Com 2 ou 3 volantes, a zaga está sempre exposta - Não importa quantos volantes Abel escale. A zaga fica sempre na podre quando o adversário ataca, como aconteceu ontem no 1° gol do Cruzeiro. O time quase nunca forma a segunda linha e a última linha sempre afunda para dentro de nossa área, trazendo o ataque adversário para perto do nosso gol.

3 - Abel não abre mão de jogar com um homem na referência do ataque (e não sabe). Mas não trabalha nos treinos para que os milhares de cruzamentos na área adversária sejam feitos do fundo (como foi o do Lucas para o gol do Henrique Dourado, contra o Coritiba). Sai sempre um chuveirinho da intermediária ou do bico da área pegando sempre o centro-avante de costas pro gol.

4 - Wendel é VOLANTE. Abel diz sempre que o time não muda com a saída do Sornoza e entrada do Wendel. Abel ainda não entendeu que Wendel não tem as características de um meia e, sempre que o coloca como 3° homem, queima o garoto pois não é sua posição.

5 - Scarpa NÃO é ponta-direita! Abel insiste em abrir o Scarpa pela direita para que ele entre em diagonal. Mas Scarpa é meia e deve criar as jogadas. Assim, deve ter liberdade para buscar os espaços para o chute ou para o passe. E quando Abel coloca 2112 atacantes, não adianta colocar o Scarpa entre os zagueiros pois ele não vai conseguir armar as jogadas necessárias, só vai dar chutão pra área.

6 - Até quando Abel vai insistir com lateral cobrado direto para área. Já levamos 2 gols com o adversário mas não fizemos nenhum. Por que? Ora, porque é uma jogada a esmo, não trabalhada pelo time nos treinamentos. Não há uma movimentação dentro da área para que essa jogada pífia dê resultado alguma vez na vida. Os zagueiros vão para a área e esperam a bola chegar e invariavelmente ela não chega.

7 - Ah! As substituições! É inacreditável a capacidade do Abel de piorar o que já não está bom. Se antes do jogo há o desespero da escalação, durante o jogo o desespero da torcida é quando ele resolve mexer. São sempre as mesmas mexidas. Se tá ganhando, recua com mais um volante. Se não está, coloca Matheus Alessandro e/ou Wellington Silva. Será que é tão difícil assim surpreender o adversário?

Abaixo relaciono com figuras vários erros de posicionamento do time que resultaram em gols do adversário.

Erro de posicionamento

Erro de posicionamento

Richarlison tenta desesperadamente cobrir Leo. Zaga marca a bola

Erro de posicionamento

E dá-lhe o time marcando a bola e erro de posicionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário