domingo, 15 de outubro de 2017

Uma vitória fundamental

Vitória sobre o Avaí afasta o Fluminense do Z4


Não tinha a menor necessidade de ser sofrido como foi. Não tinha a menor necessidade de escalar Renato e Marcos Junior. Mas a vitória sofrida sobre o Avaí foi fundamental para o Fluminense escapar da Série B.



A postura do time foi muito importante. Desde o início indo pra cima, marcando alto e tentando criar as oportunidades. Não foram muitas as criadas. Gustavo Scarpa ainda não consegue ser o mesmo do início do ano e tem individualizado demais algumas jogadas. Richard dominou a frente da zaga e Marlon fez uma partida irretocável.

O time começou mal escalado, como quase sempre. É um risco desnecessário escalar Renato e Marcos Junior. Juntos então é uma temeridade. Mas foi assim que o Fluminense começou. Marcos Junior corria pra todos os lugares e pra lugar nenhum. Renato não corria pra canto nenhum, não marcava, não apoiava, não cruzava. Mas o Fluminense tinha outros 9 que seguraram as pontas.

O gol que ninguém sabe ainda se foi dado para o Henrique Dourado ou não mas que no coração da torcida sempre será, parecia que daria uma tranquilidade e que o placar aumentaria naturalmente. Não foi o que aconteceu. No segundo tempo, o técnico do Avaí adiantou suas peças e, mais uma vez, Abel não soube reagir. Teve que fazer duas mexidas por lesão e cansaço (Gum e Renato) e na única que pode pensar, colocou o garoto Matheus Alessandro no lugar do Marcos Junior. Ou seja, não mudou em nada o estilo de jogo, não respondeu às mudanças do Claudinei e o time perdeu posse de bola.

No final, bolas perdidas (sempre pelo Matheus Alessandro) e faltas que permitiram ao Avaí lançar a bola em nossa área. Mas o miolo de zaga se comportou bem (destaque para Reginaldo, muito seguro) e o Fluminense conquistou uma vitória importantíssima para termos um fim de ano tranquilo. Ainda faltam 10 pontos.

Destaque negativo, mais uma vez, para a torcida do Fluminense. Apenas 16 mil pagantes. A diretoria fez o que a torcida pediu, colocou o ingresso a 20 reais (10 reais a meia) e a torcida não comparece, não ajuda. Destaque para os 18 mil presentes, sobretudo aqueles que estavam na Sul e não pararam de cantar um segundo sequer. Se tenho um sonho na vida é ter, todo jogo, 40 mil ou mais com essa postura e não com o ataque de pelanca de não apoiar o time por politicagem barata.

Estamos vivos, precisamos vencer na quarta e precisamos de cada tricolor do Rio e Grande Rio. Se não gosta do Presidente, do técnico ou de algum jogador isso agora pouco importa. É hora de tirar a bunda do sofá, ir ao Maracanã, cantar 90 minutos, empurrando o time para uma vitória que não virá facilmente.

Eu vou viajar 600km para ver o FLU na quinta. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário