segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Pedir a saída de Pedro Abad é idiotice

O futebol é movido a paixão mas não podemos colocar a inteligência de lado

Após cada revés, os torcedores (seja o time que for) elegem os culpados. E a eleição é puramente emocional. Se gostam do treinador, a culpa é dos jogadores. Se não gostam do treinador, a culpa é dele. E sempre a culpa é também da diretoria.

E não seria diferente nesse momento desesperador pelo qual passa o Fluminense. Sua torcida adora ser bajulada e frases como "aqui eu me fiz homem" ou "eu amo esse clube" faz com que boa parte da torcida não consiga ver o que de fato acontece. Parte dela atribui a pouca idade dos jogadores, outra parte culpa a diretoria pelo "elenco ruim".

Seja uma ou outra a "explicação", não são verdadeiras. A média de idade dos jogadores que atuaram contra o Grêmio foi de 24,14 anos. É uma média, por exemplo, maior que a do time campeão carioca de 1983 (23,45 anos). Já a "ruindade" do elenco é outra farsa. Temos um bom goleiro (sacado do time absurdamente), um meio-campo cobiçado pela Europa e o artilheiro do campeonato. Se o elenco não é estelar, também não é dos piores do campeonato. O problema do Tricolor é sobretudo tático.

Foto: Hermes de Paula - O Globo
A radicalização nas redes sociais leva parte dos torcedores tricolores a pedir a saída do Presidente Pedro Abad. Quando os contrapomos, dizem que Abad é ruim porque não contrata e adora vender jogador. Sabemos que para torcer não precisa do requisito "entender de finanças ou de gestão", mas para viver em sociedade há um requisito (desrespeitado no Brasil) de "não ser leviano". A leviandade nas afirmativas de parte da torcida está no fato de que o Fluminense vendeu apenas 1 jogador na janela de transferência (Richarlison) e não contratou porque simplesmente não há dinheiro no clube e Abad recebeu um clube com déficit de 75 milhões para 2017.

Assim que assumiu, a gestão Pedro Abad contratou uma das maiores consultorias do mundo, a Ernst & Young, para analisar o clube e propor ações para melhorar a governança. Isso é profissionalismo desde que se siga o que foi recomendado. Além da EY, o Itau-BBA fez uma análise financeira dos clubes e verificou que a situação do clube é pra lá de preocupante (veja AQUI). 

O clube viveu, dentro de campo, grandes momentos com a UNIMED contratando grandes jogadores como Deco, Fred, Sóbis, Thiago Neves, etc. Mas tudo isso teve seu preço. Além de obrigar o Fluminense a pagar parte dos salários (de 20% a 80%), a UNIMED ao sair, fez com que o Fluminense passasse a pagar a totalidade dos salários de jogadores como Fred, por exemplo. Sem receitas de bilheteria (a torcida do Fluminense sempre foi conhecida com a que só vai em final) e com o sócio Futebol claudicante, o tricolor viu seus custos explodirem e a receita recorrente estagnar ou cair. Vejam a matéria da revista Época sobre as finanças do Flu clicando AQUI.

Além disso, a dupla Peter Siemsen e Mario Bittencourt fez explodir a folha salarial do clube com contratações no mínimo duvidosas como Renaldinho Gaucho, Wellington Paulista, Osvaldo, Giovane, etc. Se já tinha incorporado os salários astronômicos que eram pagos pela UNIMED, ainda contratou mal e elevou o custo do clube sem aumentar as receitas. É preciso também colocar na balança o aumento na dívida do clube de 320 milhões entre 2004 e 2014. Veja AQUI)

Conclusão do Itaú-BBA sobre as finanças do Fluminense
Nesse cenário, Pedro Abad recebeu um clube falimentar, sem dinheiro, sem receita, sem um time estelar e com 75 milhões de déficit no caixa para 2017. O que fazer? Em primeiro lugar, seguir as remondações da EY, ou seja, profissionalizar o clube. Ao mesmo tempo, cortar custos e isso esta sendo feito. O Flu negociou cerca de 30 atletas e gerou uma redução de mais de 18 milhões na folha salarial (AQUI). 
Renegociar dívidas bancárias. O Fluminense fez isso, alongou os prazos de suas dívidas de curto prazo com condições melhores para o clube. 
Vender jogadores. O Flu vendeu apenas 1 jogador, Richarlison, para o Watford. Houve proposta ou sondagem por vários outros atletas (leo, calazans, Wendel, Douglas, Scarpa, Orejuela, Dourado, etc) mas, sem um valor que agradasse ao clube, não foram vendidos.

Se é verdade que não houve grandes contratações, é verdade também que o clube está sendo gerido de forma responsável. E depois de anos de gastança, temos um longo caminho pela frente. A lamentar o fato de ter contratado um técnico desatulizado que não consegue dar padrão de jogo e que, se não mudar, pode levar o Fluminense para a segunda divisão e a consequente desvalorização de ativos do clube (jogadores da base). 

Com tudo isso, pedir a saída de Pedro Abad é abrir mão do futuro em nome do imediatismo. O Flamengo fez o dever de casa em 2013, 2014. O Fluminense, com muito menos capacidade de arrecadar, faz agora.

Em sua casa você gasta mais do que recebe?


27 comentários:

  1. Muito boa a análise. Parabéns! Uma das raras abordagens lúcidas quando se trata de Fluminense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Marcelo. Também li e recomendei o seu post de hoje.
      Forte Abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Só esse argumento? Tem mais que ficar anônimo mesmo pra não passar vergonha

      Excluir
  3. kkkk cheio de bla bla bla.... o Abad antes de se eleger era o conselheiro fiscal e finanças do clube aprovou as receitas do peter, sabia muito bem a precariedade do clube. tanto é que mencionou ¨que sentia orgulhoso de fazer parte do novo FLUMINENSE sem dividas ¨ prometeu um ídolo um estádio novo e o que vemos...... nada comprido era só campanha para se eleger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avisa ao Itau-BBA que o relatório deles sobre as finanças do FLU é bla bla bla. Depois estude a função do Conselho Fiscal. Estude estude estude

      Excluir
  4. Realmente curioso, Abad sabia antecipadamente a situação econômica do clube , o ex presidente sempre disse que estava fazendo ajuste fiscais. Então não deveria reclamar da situação agora, e pelo que entendi os tais ajustes continuam nesta administração. Sei também que a torcida não tem paciência para esperar o time amadurecer, assim como nemhuma diretoria no Brasil. Então ficaremos numa "eterna " promessa de um futuro time vencedor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abad sabia de alguns problemas e inclusive disse isso ao Peter. Não há reclamação ou mimimi. Há uma situação que precisa ser resolvida em nome do futuro do clube. Concordo contigo, a torcida não tem paciência. E também não tem conhecimento de gestão.
      Forte abraço

      Excluir
  5. O abad sabia de tudo.Pare de dar uma de advogado do diabo. Ele fez parte do grupo, era conselheiro fiscal, mas voce no seu texto omitiu essa informação.
    Idiotice é ficar na arquibancada batendo palma para os malucos com 4 meses de salários atrasos dançar( leia-se perder). O se comentário sobre a opinião do edtricolor se limitou a citar apenas um erro de portugues. Voce faz parte do flusócio. Esse câncer que está destruindo o Fluminense. O time está a um ponto do z4 outro assunto que voce fez questão de não comentar. Também não comentou que o Richarlison foi vendido a prestação. Pra quem precisa urgentemente de grana isso sim é idiotice. Passe bem.
    Ass. Jorge Burlamaque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Jorge!
      Se você soubesse as atribuições do Conselho Fiscal saberia que ele não contrata, não negocia e não vende. As contas do Peter de 2016 foram aprovadas em 2017 e o Abad já não era Conselheiro.
      Lógico que ele sabia que a situação era ruim. Mas você, por politicagem ou por desconhecimento de gestão, está desconsiderando o relatório do Itau-BBA que está linkado no texto.
      Se nós não gastamos mais do que recebemos em nossa casa por que o FLUMINENSE deveria fazê-lo.
      Gestão responsável sempre.
      Forte abraço

      Excluir
  6. Ta ocupando que cargo no fluminense? Só assim para defender um presidente que no inicio do ano virou as costas para torcida que implorou por reforços e que desde o ano passado estava preocupada com o time que já tinha feito péssima campanha em um ensaio para o que está acontecendo hj. Desse bom bonito e barato neo liberal todos já conhecemos, futebol é investimento, time competitivo, elenco com reposição, craques para vender camisa, chamar patrocinador, torcida lotar. Num fode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais que se esconde no anonimato para ofender.
      Eu estudo. Você deveria fazer o mesmo, covarde. Saia do anonimato, mostre a cara. E sobretudo, estude para deixar de ser um idiota como parece ser

      Excluir
  7. Vai se fizer vc com esse texto de merda... vc faz parte do câncer da flusocio.... a torcida é o patrimônio maior do clube, vcs estão de passagem.. É digo mais o dia de vcs estão contados.... fluminense social é o caralho. O nome já diz FLUMINENSE FOOTBAL CLUB... VERMES DO CARALHO..

    ResponderExcluir
  8. Para melhorar o fluminense precisamos de jogadores de nome para que na frente recebemos frutos como patrocinadores que já estamos sem a um tempo

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Abad só precisa de uma coisa saber escutar um pouco mais a torcida só assim chamará o público ao estádio nos torcedores estamos desanimado com que vemos nos jogos não culpando os garotos e sim a diretoria que infelizmente não vem fazendo um bom trabalho e cada dia afundando mais o nosso clube espero que ele Abad Leia nossas postagens pra ele ver como nos estamos esanimados com o nosso clube...

    ResponderExcluir
  11. "O presidente Peter Siemsen organizou e estruturou os departamentos do clube. Agora, com Xerém forte, dívidas equacionadas e um CT de altíssimo nível, o Fluminense está pronto para recuperar o protagonismo e avançar. É um compromisso da minha gestão. #EquipeAbad #AbadPresidente" Há 1 ano atrás essas foram as palavras de ABAD e sua equipe em uma postagem no facebook, em sua campanha presidencial ABAD prometeu o término da obra do CT, disse estar com um patrocínio master engatilhado, disse estar com as dívidas equacionadas, prometeu um ídolo (https://oglobo.globo.com/esportes/fluminense-comeca-montar-futebol-para-2017-presidente-eleito-promete-um-idolo-20550601) e disse que o projeto para o estádio estava praticamente certo, Peter inclusive mostrou imagens do terreno onde seria construindo o mesmo, próximo ao CT. (http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2016/09/peter-anuncia-aquisicao-de-terreno-para-construcao-de-estadio-do-flu.html). Hoje vivemos uma realidade totalmente diferente, o Fluminense está afundado em dívidas, está em uma posição preocupante na tabela e com grande risco de cair, devendo ao jogadores direitos de imagem e devendo ao Del Valle parte do pagamento dos gringos. O fluminense sofre com a falta de planejamento da diretoria, a forma amadora que o clube é conduzido é preocupante, e a forma como ninguém coloca a cara é pior ainda, mais preocupante ainda, é a forma como alguns dirigentes começam a queimar o ABEL, que sinceramente tem sua parcela de culpa, porém ela é mínima em vista da qualidade do elenco que temos, que sim é ruim, e cá entre nós, queimar o abel é uma grande covardia. Sejamos sinceros, em uma eventual queda do técnico em quem vocês apostariam ? Drubsky ? Enderson ? Eduardo Batista ? Ah sim, tem o grande Fernando Diniz no mercado. Outra coisa que não consigo entender é o gasto desnecessário de dinheiro com o SAMORIM, convenhamos, o que esse projeto traz de lucro ou revelação para o clube ? Nada! mal conseguem gerir um clube quanto mais dois.
    A diretoria é fraca, o grupo político que ocupa a situação é um câncer, o máximo que podemos fazer é ir ao estádio, rezar e pedir a Deus, que não estejamos entre os 4 últimos! ST

    ResponderExcluir
  12. Vamos a alguns fatos propositalmente ignorados por quem escreve, a gestão atual é a mesma irresponsável que estava com Peter! O Abel pode não estar acertando taticamente, mas esse time é sistematicamente fraco e não tem reservas a altura nas posições, sem milho, sem pipoca!! A turma que apoia a gestão prometeu na campanha diversas coisas que não se cumpriu , isso irrita todos os torcedores, essa gestão foi incapaz de arrumar um patrocinador master e ainda tiveram a audácia de falar que patrocínio master não resolve, realmente não resolve, mas ajudaria... Essa gestão da indícios o tempo todo de pensamento Medíocre com respaldo na situação financeira , não há viabilidade de se fazer futebol e cumprir essa austeridade manipulável, lembrando que os que hoje estão no comando participaram em outras fases de derrocada e irresponsabilidade, e os grupos políticos que se uniram aos 46 do segundo tempo em nada somaram e ainda prometeram em campanha também mundos e fundos!! A torcida não é otária, e não subestimem com textos de pseudo intelecto nossa inteligência, levianos são todos que acusam de politicagem , quando muitos torcedores que sequer participam de grupos de oposição e já viam essa derrocada e esse discurso maniqueísta a muito tempo!! Pior sãos ingênuos que acreditam nisso!!

    ResponderExcluir
  13. Você pode até discordar , mas não falei nada mentiroso!! A real é essa.

    ResponderExcluir
  14. Discordo.. . Faltou planejamento no futebol... mentiras foram ditas... promessas não cumpridas... craque e patrocinio master não chegaram... #FORAABAD

    ResponderExcluir
  15. Idiotice completa do Sr que escreve.... idiota será o planejamento da ilusório levando o time pra 2a.... nem o Guardiola faria algo com esse elenco....

    ResponderExcluir
  16. Enfim um anónimo inteligente... Matéria lixa... corja corrupta... #abadlixi #alexandrechagaslixo

    ResponderExcluir
  17. Discutir sobre cognição com corruptos aliados a esse grupo torpe e desprovido de caráter não creio que seja sério.... cola o link das promessas de campanha... seja minimamente imparcial ou volte pro buraco de onde saiu!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Esse texto é risível, uma tentativa patética de defender o indefensável. Não é possível que o Abad, que era presidente do Conselho Fiscal não sabia de nada sobre a gravidade da situação fiscal. Ele era um anjo né? kkk Nem vale a pena entrar no mérito do estelionato eleitoral, todo mundo sabe que esse fez o torcedor de otário, prometendo até estádio só pra se eleger.
    Cortar os custos no futebol é uma economia burra, porque os gastos no futebol são investimento e não despesa. Investimento que gera resultado, que gera receita, que gera capacidade de investimento. Economia mesmo seria cortar os milionários gastos com PJs, que viraram cabides de emprego no clube. Deviam era acabar com o Samorín que só serve pra queimar o dinheiro do clube na Eslováquia. Deviam parar de insistir de jogar no Maracanã que só dá prejuízo.
    E porque só pensar em cortar quando se pode aumentar receitas? Cadê os patrocinadores? o clube hoje só vive de permutas, o que é patético, só desvaliza a marca Fluminense.
    Que profissionalização é essa onde se tem Marcus Vinícius Freire como diretor geral? Esse cara foi braço direito do corrupto Nuzman no COB. Muito suspeito.
    Não temos uma gestão responsável, temos uma gestão amadora e que tem tudo pra afundar o clube ainda mais infelizmente. Concordo que Abel é um técnico desatualizado, mas o presidente está mais perdido ainda. Não dá pra ter esperança, o pior ainda está por vir, quero nem imaginar o quão destruido vai estar o Fluminense em 2019.

    ResponderExcluir