domingo, 11 de junho de 2017

A "zebra" Jelena Ostapenko

A campanha de Jelena Ostapenko (LAT) para o título:
1ª rodada (R128) - def. Louisa Chirico (USA) 4-6, 6-3, 6-2
2ª rodada (R64) - def. Monica Puig (PUR) 6-3, 6-2
3ª rodada (R32) - def. Lesia Tsurenko (UKR) 6-1, 6-4
Oitavas (R16) - def. Samantha Stosur (AUS) 2-6, 6-2, 6-4
Quartas (QF) - def. Caroline Wozniacki (DEN) 4-6, 6-2, 6-2
Semifinal (SF) - def. Timea Bacsinszky (SUI) 7-6(4), 3-6, 6-3
Final (F) - def. Simona Halep (ROM) 4-6, 6-4, 6-3

A chave feminina de Roland Garros foi uma das mais imprevisíveis dos últimos tempos. Sem as presenças de jogadoras como Serena Williams, Maria Sharapova e Victoria Azarenka, abriu-se a possibilidade para uma nova jogadora campeã de Grand Slam. E ela apareceu e também de forma imprevisível e surpreendente: Jelena Ostapenko
A jovem jogadora letã de apenas 20 anos chegou em Roland Garros como a número 47 do mundo, não era cabeça-de-chave, mas com uma velocidade de bola fora do comum no tênis feminino, um jogo super agressivo, faz muitos winners quanto erros não-forçados, foi ganhando confiança jogo a jogo e surpreendendo todo mundo. Derrubou a campeã olímpica Monica Puig, a experiente Samantha Stosur e a ex-número do mundo 1 Caroline Wozniacki como destaques antes de chegar na decisão. Na final enfrentou a romena Simona Halep, número 4 do mundo, que vinha confiante de boas campanhas no saibro (título em Madrid e finalista em Roma), buscava seu primeiro Grand Slam e caso ganhasse a final se tornaria a nova número 1 do mundo. Mas faltou combinar com a Ostapenko. A jovem letã buscou uma virada que parecia improvável, perdeu o primeiro set e chegou a ter quebra atrás nos dois sets seguintes, mas mostrou confiança no seu jogo pra reverter a situação e surpreender o mundo do tênis com esse improvável título. Com a "campanha dos sonhos", Ostapenko agora vai aparecer como a número 12 do ranking da WTA.
Curiosidades:
- Foi o primeiro título da Letônia em Grand Slams
- Jelena Ostapenko nasceu no mesmo dia da primeira conquista de Gustavo Kuerten, o nosso Guga, em Roland Garros (08/06/1997). Vinte anos depois fazendo aniversário, Ostapenko vencia Timea Bacsinszky na semifinal e chegava a sua primeira final de Grand Slam.
- Assim como Guga, que na época do primeiro título de Roland Garros, conquistava seu primeiro título nível ATP, Ostapenko também ganhou seu primeiro título nível WTA em Paris. Muitas coincidências não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário