segunda-feira, 29 de maio de 2017

Só Vettel confirma favoritismo

O dia 28 de maio de 2017 era esperado por todos os fãs do automobilismo. Corridas em Mõnaco pela manhã, 500 milhas de Indianápolis a tarde e a Charlotte 600 a noite. Um sonho para quem ama cheiro de gasolina e bólidos correndo a mais de 300 por hora. 

Foto: Globoesporte
Os favoritos estavam lá. Na fórmula 1, em Mônaco, Sebastian Vettel era o principal deles. Na Indy, havia vários: Castroneves, Power, Dixon, Kanaan e o estreante Fernando Alonso. Na Nascar, pelo menos uma dezena de favoritos. entre eles Johnson, Kyle Busch, Karvick e Logano.

Mas, como dizia Juan Manuel Fangio, carreras son carreras , o único favorito que venceu foi o alemão da Ferrari. Em uma corrida que mais parecia uma procissão por causa da impossibilidade de ultrapassar no Principado, Vettel deu um show durante 3 voltas antes de fazer a troca de pneus e voltar a frente do seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen. Depois foi só andar e abrir para garantir sua 2ª vitória em Monte Carlo.

Na Indy, ao contrário da Formula 1, foram 853 ultrapassagens durante a corrida. A diversos pilotos andaram na ponta: Dixon, Kanaan, Helinho, Alonso, Sato, Chilton, entre outros. Como toda prova de 500 milhas, tivemos momentos dramáticos e emocionantes. O drama ficou por conta do gravíssimo acidente de Scott Dixon (veja o vídeo abaixo). Podemos dizer que o neo-zelandês nasceu de novo. a emoção ficou por conta das diversas brigas pela liderança, inclusive a final entre Helinho e Takuma Sato. Com um carro mais rápido, o japonês venceu pela primeira vez em Indianápolis.

Foto: Skysports
Menção honrosa para o espanhol Fernando Alonso. Em sua estreia na categoria, andou forte, liderou várias voltas e brigaria pela vitória. Alonso estava em 6° quando foi traído, mais uma vez só que agora em outra categoria, pelo motor Honda que o deixou na mão faltando poucas voltas para o final.


Na Nascar também houve acidente sério mas com menores consequências. Brad Keselowski não percebeu que o carro de Chase Elliot ficara lento e encheu a traseira do carro n° 24. no acidente também podemos ver a maravilhosa salvada de Martin Truex Jr e, em menor escala, de Jimmie Johnson. 



A corrida foi paralisada pela chuva quando Martin Truex Jr liderava. Foi 1h40min de paralisação até que a velocidade voltasse em Chalotte e o final foi histórico. Truex Jr era o grande favorito mas Austin Dillon e o carro n° 3 lideraram apenas as duas últimas voltas e venceram. Desde 15 de outubro de 2000 o carro #3 não vencia uma prova. Para os que não estão familiarizados com a Nascar o carro #3 era de Dale Earnhardt, uma das lendas da categoria, morto em um acidente em Daytona no ano seguinte.

As categorias continuam e muita emoção há de vir nas próximas corridas mas o fim de semana do automobilismo só no último de maio do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário