domingo, 24 de março de 2013

Jogo de equipe vai matar a F1

Ao longo de 37 anos acompanhando a F1 vi inúmeros pegas e pilotos fantásticos lutando pela vitória fosse contra quem fosse. Vi grandes nomes como Emerson Fittipaldi, Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Niki Lauda, Nelson Piquet, Nigel Mansel, Alain Prost, Ayrton Senna, entre outros. Todos lutavam por vitória num tempo onde o que importava era a competitividade,o resultado esportivo.


Hoje tivemos o GP da malásia de F1 e, lamentavelmente, o melhor momento da corrida está sendo colocado como quase criminoso. A disputa entre Vettel e Webber foi um dos melhores momento da categoria nos últimos anos. Porém, para que o torcedor, o fã da F1, pudesse desfrutar dessa emoção, Sebastian Vettel teve que descumprir ordem da equipe que o impedia de lutar pela vitória.



Se Webber tinha razão de reclamar pois, ao receber a informação da equipe que não haveria luta pela vitória, mudou o mapeamento do motor e ficou mais lento, Vettel fez aquilo que o esporte determina que é lutar pela vitória. E venceu.





Há mais de 10 anos as equipes prejudicam o esporte com suas ordens para manipular o resultado. Foi assim com Schumacher em detrimento de Barrichelo, com Alonso em detrimento de Massa e hoje com Hamilton em detrimento de Rosberg. Vettel mostrou que o importante é o mundial de pilotos.



Alguém se lembra quem foi o campeão de construtores de 76, 79, 81 ou 86 sem pesquisar? Provavelmente não. Mas os apaixonados por automobilismo sabem que os pilotos campeões foram Hunt, Scheckter, Piquet e Prost. Não a toa a audiência da F1 cai ano após ano e continuará a cair enquanto as equipes continuarem a manipular os resultados das corridas.


Equipes fazem pódio ficar assim: sem graça
Eu vejo  pra ver disputa. Se for pra ver conchavo/armação, vou ver a TV Câmara ou TV Senado!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário