domingo, 3 de março de 2013

Clubismo Idiota

O mundo caminha para uma situação onde a intolerância é marca registrada das sociedades. Não toleram raças, credos, opções sexuais e ... clubes de futebol. Mas isso é assim: "tudo que é meu é bom e o resto não presta". E a cada dia nós vemos exemplos dessa intolerância lamentável e imbecil.

Especialmente nesse 3 de março de 2013, aniversário do ídolo do Flamengo, Zico, estamos diante do fenômeno de intolerância chamado clubismo. Clubismo é aquela coisa que o torcedor idiota faz quando seu clube é criticado ou quando um adversário é elogiado. Como se nossos clubes não tivessem defeitos e os adversários não tivessem qualidades.



Voltando ao aniversariante e o clubismo, vejo nas redes sociais uma enxurrada de posts tentando desmerecê-lo como craque que foi com, entre outras coisas estúpidas, a retórica babaca de que não ganhou uma Copa do Mundo. Ora, então Eusébio não foi craque? Zizinho ou Dida não foram craques? Ademir de Menezes não foi craque? Romerito não foi craque? Cristiano Ronaldo e Messi não são craques? Façam-me o favor! Como bem disse Fernando Calazans, pior pra Copa do Mundo se todos esses craques não a conquistaram.

Culpá-lo pelas eliminações da seleção brasileira em 82 e 86 é desconhecimento da história ou simplesmente mau-caratismo. Em 82, a seleção brasileira encantou o mundo com um futebol bonito e eficiente. Perdeu para a Itália que tinha um senhor time com Zoff, Cabrini, Scirea, Gentile, Antognoni, Tardelli, Paolo Rossi, Conti, Altobelli, entre outros. Já em 86, Zico vinha de contusão séria contra o FLU pelo carioca. Se é fato que o pênalti perdido, se convertido, poderia dar a classificação, também o é, e é "esquecido", que Sócrates e Julio Cesar também perderam penais naquele jogo. Aliás, Platini (que também nunca foi campeão do mundo) também perdeu.

Como tricolor que sou, Zico me fez passar muita raiva. Foram 19 gols marcados contra o Flu, o que o torna o maior artilheiro do maior clássico do país. Se não ganhou nenhum título em cima do Flu é porque disputou apenas uma final contra o tricolor, no início de sua carreira, em 1973. Vencemos por 4x2 num show de Manfrini que NÃO GANHOU COPA DO MUNDO.

É perfeitamente natural e saudável que o maior jogador da história do clube com maior torcida do país seja reverenciado ao fazer 60 anos. Não tem nada de anormal ou de "favorecimento" ao Flamengo. Negar a sua excelência é, isso sim, uma atitude estúpida de quem não consegue enxergar além do que o clubismo lhe permite ver.

Parabéns, Zico!

Um comentário:

  1. Prezado, não sei se um dia vc vai chegar a ler isso, mas sinceramente, jamais li algo tão sobrio, tão reto, tão inteligente de um torcedor rival.
    Sou Flamenguista, e como milhões tenho o ZICO como idolo máximo do futebol.
    Ler suas letras, me fizeram entender que a razão deve sim ficar sob a paixão, ao menos na hora de escrever um texto brilhante.
    Parabens!
    Salve o casal 20 tricolor.

    ResponderExcluir