segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Falácia da Copa

O Brasil vai sediar a Copa do Mundo no ano que vem evemos diariamente nos telejornais globais os mega-estádios sendo construídos e supervalorizados (não os globais não falam disso pois são parceiros da CBF). Mentem diariamente falando em legados, em melhorias no futebol. etc



A verdade não é bem essa. Aliás, a verdade não é nada essa. Além dos elefantes brancos que teremos em Cuiabá, Manaus e Brasília, teremos outros elefantes brancos por conta das empresas que administrarão os estádios. Nesse momento, 2 estádios da Copa estão inaugurados: Castelão e Mineirão. No estádio cearense, Ceará e Fortaleza estão preferindo jogar no PV pois o custo pra jogar no castelão é absurdo (na inauguração os custos tomaram 68% da renda). Em Minas, o Galo já decidiu que continuará jogando no Independência pelo mesmo motivo. A salvação do Mineirão é o Cruzeiro que ficou com o mico.

O mesmo "fenômeno" acontecerá com o falecido Maracanã, com a Fonte Nova, com a Arena das Dunas e na Arena Pernambuco. Teoricamente estariam salvos os estádios de clubes: Arena da Baixada, Beira-Rio e Itaquerão.



Isso sem contar o superfaturamento (o Maracanã já passou seu orçamento para 1,2bi). O custo da Copa do Mundo já está muito acima do previsto. A FIFA vai lucrar mais de 4 bilhões e ainda quer que o brasileiro trabalhe voluntariamente na Copa. Tem que ser muito otário pra trabalhar de graça pra esses pulhas lucrarem.

Além disso, o tal legado é uma vergonha completa. Apenas uma obra está adiantada faltando pouco mais de um ano para o torneio. Pessoas têm sido removidas de suas casas de maneira criminosa por prefeituras, como no Rio de Janeiro. E pior. Com o silêncio cúmplice do Ministério Público, OAB e com a quase nenhuma divulgação das ações de abnegados (que sempre esbarram no nosso judiciário não confiável).

Uma vergonha total que os analfabetos políticos celebram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário