domingo, 23 de outubro de 2011

A única coisa secreta é a inteligência do técnico

Durante a semana que antecedeu o jogo contra o Atlético-MG, o Fluminense se viu envolvido em polêmica com a imprensa em função de uma atitude lamentável de um conselheiro que partiu pra briga contra um jornalista do Diário Lance. Tudo porque o jornalista teria subido ao morro do Pão de Açucar e fotografado/filmado o treino secreto comandado por Abel Braga. Uma invasão de privacidade, sem dúvida, tratada pelo corporativismo da imprensa como papel dela, imprensa.

Mas o que de tão secreto teria Abel na manga para o jogo contra o time de Minas? O Fluminense não poderia contar com Fred e He-Man, suspensos, e Deco seria, pelas palavras de Abel, poupado. Todos sabíamos que jogariam Rafael Sóbis e Martinuccio. Logo, a pergunta se repetia: o que Abel queria escondendo o treino?

Poucos minutos antes do jogo foi revelado a todos os tricolores a invenção do técnico tricolor: Valência, que jogara boa partida contra o Palmeiras, estava fora e jogariam Fernando Bob e Rodrigo no meio. Segundo o técnico, Edinho faria o terceiro zagueiro e, com isso, liberaria os laterais para apoiar.

Fiquei estarrecido e certo que não daria certo. Não é possível que um técnico de futebol nao saiba que não adianta lateral ir ao fundo e alçar bolas se os atacantes têm média de altura de 1 metro e 1 palmo. Não é possível que um técnico, que muitos dizem ser de ponta, não saiba que Fernando Bob não pode jogar no Fluminense nem em qualquer clube grande. Não é possível que um técnico deixe toda a carga de criação apenas em cima do Lanzini. Não é possível que um técnico jogue com 3 volantes, em casa e contra um time que está na zona de rebaixamento recheado de ex-jogadores em atividade.

Mas Abel fez tudo isso e perdemos o jogo por 2x0. Mais que isso, perdemos a chance de encostar nos líderes em caso de tropeço desses. Pior ainda, colocou o Fluminense na UTI da disputa pelo título e só um milagre nos conduzirá ao Bi-campeonato brasileiro.




E foi pra isso que esperamos 3 meses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário