terça-feira, 22 de março de 2011

O jornalismo Fofoca. Pra que Diploma?

Ando aborrecido com o jornalismo esportivo porque vem se tornando um jornalismo de fofocas, disse me disse e X-9s. Veiculam notícias plantadas sem verificar os fatos e a opinião tem se misturado e, até, sido mais importante que a informação. O exemplo mais claro disso foi o programa de ontem, 21/03/2011, do jornalista Jorge Kajuru.


Na abertura de seu verborrágico programa, Kajuru anunciou que provaria que o técnico Muricy fora demitido 15 dias antes da data de saída do clube pelo presidente do Fluminense e que tinha uma entrevista com o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, como prova.

Eis que, ao apresentar a tal gravação, não há sequer uma citação sobre a demissão do técnico Muricy Ramalho 15 dias antes. O que o Presidente do Santos diz é que contactou Peter Siemsen sobre Muricy e ouviu do Presidente do Fluminense que este faria mudanças no Departamento de Futebol e que ele, Peter, não sabia se Muricy aceitaria as mudanças e desejaria continuar no clube.

Após a exibição da gravação, Kajuru, bem ao seu estilo fanfarrão, desancou o Presidente do Fluminense reafirmando o que Luis Alvaro não afirmara em nenhum momento e repetiu a gravação. Sequer, por dever jornalístico, tentou ouvir o lado citado na gravação.

Efetivamente Kajuru mostrou o que tem virado regra no jornalismo esportivo brasileiro: a fofoca e a intriga. E, para isso, não precisa de Diploma. Até minha sogra faria melhor.

Um comentário:

  1. Não vi o programa do Kajuru. Cheguei até a abrir a página, mas quando começou a imbecilidade que lhe é característica, fechei a tela.

    Por que será que ele foi demitido de todos os lugares onde trabalhou?

    É um palhaço!

    ResponderExcluir