segunda-feira, 4 de maio de 2009

A farsa da hegemonia

Muito tem se falado na tal hegemonia rubro-negra nos campeonatos cariocas conquistados no último domingo. A imprensa deitou e rolou vendendo jornal aos incautos rubro-negros. O fato é que a tal hegemonia é uma grande falácia.

A suposta hegemonia conta com o título de um torneio extra de 1979. Ele existiu e é contabilizado pelo Flamengo e pela fla-press. No entanto não são contabilizados outros torneios extras ao longo da história do campeonato carioca, como mostro abaixo:
Torneios extra:

1935 - Fluminense
1938 - Fluminense
1938 - Flamengo
1941 - Fluminense
1948 - Fluminense
1979 - Flamengo

Fonte: RSSF Extras e RSSF Municipais

Assim, o placar correto (contando os títulos extras) é 34x31 a favor do Fluminense. Ou, no que considero correto, empate de 30x30 entre os dois clubes.

Evidentemente não haverá nenhuma intenção da fla-press de divulgar esses dados, sequer de estudá-los. Lamentavelmente não vivemos sob a égide de uma imprensa imparcial em nenhuma área e, certamente, continuarão a dizer que o Flamengo detém a hegemonia do campeonato carioca a despeito da verdade que deveria ser o objetivo maior de qualquer jornalista/órgão de imprensa.

Golaço da rodada - O título do Corinthians, coroando a volta por cima
Frango da rodada - A Kombi da torcida do Botafogo que foi vazia pro Maracanã. Presença ridícula na final

Um comentário:

  1. Infelizmente vivemos isso sempre. O FLuminense não tem força política sequer para brigar com isso. Se tivessemos uma diretoria decente ela jogaria esse caso no vendo para dar o que falar. Porém nosso querido presidente nem deve saber disso Alexandre.

    Abraço Amigo.

    ResponderExcluir