quinta-feira, 21 de junho de 2018

Como um treinador destroi um bom time?

Sampaoli acaba com o poder de fogo dos bons jogadores argentinos


Diziam, antigamente, que um grande time começa por um grande goleiro. Isso até é verdade pois goleiro ruim pode destruir qualquer time. Mas, a verdade é que um grande time começa por um grande técnico. Um técnico que consiga extrair o melhor de cada jogador, de acordo com as características de cada jogador e não tentar moldar cada um ao seu modelo de jogo favorito.


A tragédia argentina na Copa da Rússia tem tudo a ver com a incapacidade de seu técnico. Sampaoli já garantiu o "prêmio" de pior técnico da Copa do Mundo. O que a seleção argentina não tem jogado é uma coisa apavorante. Uma seleção que tem o melhor jogador do mundo (pra mim o melhor da História), que tem Di Maria, Dybala, Aguero, Higuain, Mascherano, Lo Celso, etc não pode não ter absolutamente nada a apresentar em campo. Mas não apresenta. Nada.

Sampaoli tem um jeito de escalar o time semelhante a Abel Braga, que pediu demissão do Fluminense há alguns dias. Ou seja, não importa o que o jogador produz, como joga melhor, em qual posicionamento produz mais. O que importa é que ele cumpra as determinações de um esquema, ainda que seu futebol suma, ainda que o esquema não seja adequado para o estilo de jogadores do time.

Assim Sampaoli usou 2 laterais como zagueiros em uma linha de 3 zagueiros; Assim (e com o atenuante de ter sido o time C do Fluminense), Abel colocou 2 centro-avantes de laterais. Da mesma maneira ambos minaram a possibilidade de criação do time com saída lenta, sem movimentação e girando a bola entre a linha de 3 zagueiros.

A Argentina está virtualmente eliminada da Copa do Mundo. Se a Islandia vencer a Nigéria, o sonho do tri terá acabado pois, mesmo que a Croácia vença a Islândia, a seleção argentina NUNCA irá conseguir vencer a Nigéria por 2 ou 3 gols de vantagem. O time não joga pra isso, o time não foi treinado para isso e o time não tem treinador pra isso. 

O preço que um time (ou seleção) paga por ter um técnico incapaz é muito alto. No caso da Argentina é o preço do desperdício de toda uma geração de grandes jogadores e de um gênio. A sequência de erros da AFA na contratação de técnicos levou a Argentina ao fundo poço.

Que os hermanos não chorem pela Argentina de Sampaoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário