sábado, 20 de maio de 2017

Se a torcida do FLU não ajudar ...

Desde que me entendo por gente, a torcida do FLUMINENSE é conhecida como preguiçosa, aquela que só vai na boa e reclamona. Historicamente temos públicos pífios (com menos de 50% de ocupação do estádio) em jogos importantes e/ou decisivos. Como exemplos estão o jogo do título da Taça GB de 1985 contra o América, a semi-final do brasileiro de 88 ou a estreia na Libertadores de 2008.

Com a evolução do futebol e a maior facilidade de comunicação, hoje temos condições de receber muito mais informações. Os clubes ficaram obrigados por lei a publicar seus balanços e o do Fluminense é preocupante. Em 2016 tivemos um superávit de 8 milhões mas esse número não é para se comemorar pois foi conseguido com o recebimento de 80 milhões de luvas da TV e 52 milhões de venda de jogadores. Ou seja, não são receitas regulares.



Para 2017, a previsão é de déficit de 76 milhões. Isso pode diminuir caso o clube consiga um patrocínio master no meio dessa crise moral, ética, política e econômica do país. Como esse patrocínio é muito difícil nesse momento do Brasil, esse déficit só será menor se houver mais venda de jogadores do que o previsto (ou venda em melhores bases financeiras) ou com a nossa torcida acordando para a vida.

A previsão de receita com bilheteria para 2017 é de míseros e patéticos 9,2 milhões de reais. Outros clubes da série A, como Palmeiras e Corinthians, devem ter receita superior a 30 milhões em 2017.
Ou seja, para o FLUMINENSE é importantíssimo que a torcida entenda que sua presença ajudará o tricolor a ter um melhor desempenho financeiro e, quem sabe, vender menos jogadores. 

O que não podemos ter é um público medíocre como o da estreia do Campeonato Brasileiro. A receita dos 9888 pagantes sequer pagou as despesas operacionais do Maracanã e tivemos um prejuízo de 360 mil reais. A renda foi de pouco mais de 300 mil. O torcedor precisa ir ao estádio, precisa se unir ao clube que ama.



Outra ação importante do torcedor é se associar ao clube. Os planos do Sócio Futebol custam a partir de 18 reais e há benefícios como descontos em diversos produtos nos supermercados, por exemplo. Hoje temos pouco mais de 35 mil sócios e estamos 8000 sócios atrás do Sport. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Internacional, por exemplo, têm mais de 100 mil sócios. Só para exemplificar, mais 10 mil sócios no plano de 35 reais significam 350 mil por mês ou 4,2 milhões ao ao. Sem dúvida uma injeção financeira importante para o nosso FLUMINENSE.

E você? Vai se associar? Vai comparecer ao estádio? #SomosFLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário