quinta-feira, 23 de abril de 2015

Regulamentos idiotas

Já imaginou um clube se classificando e caindo ao mesmo tempo? No paulistinha isso é possível

O esporte é fascinante e a disputa provoca emoções em todos que amam as competições. Porém, há regulamentos que, além de difíceis de entender, muitas vezes parecem que foram escritos por pessoas sem nenhuma capacidade intelectual. O caso do campeonato paulista e da Libertadores da América são emblemáticos.

Foto do regulamento do paulistinha

Fora o campeonato paraibano de 2012, onde fora marcado um jogo para o dia 30 de fevereiro, o campeonato paulista pode ser considerado um dos mais estúpidos de todos. E é fácil explicar. Os 20 clubes são divididos em 4 grupos de 5 times, classificando os 2 primeiros. Até aí, nenhum problema. Só que (aí a porca começa a torcer o rabo) cada clube joga 15 vezes, contra os adversários dos outros grupos. Assim, não há o confronto direto dentro do grupo. Assim, um clube pode se classificar para as oitavas de final e ser rebaixado ao mesmo tempo. E isso, por pouco não aconteceu com a Penapolense.

Já na Libertadores, após a fase de grupos, os confrontos das oitavas de final são definidos com base na posição final dos clubes na referida fase. Assim, o 1° dos primeiros pega o último dos segundos, o 2° dos primeiros pega o penúltimo dos segundos e assim sucessivamente. Com esse bravo regulamento, na última rodada, é possível escolher qual adversário pegar na fase seguinte. Foi assim que o Corinthians escolheu pegar o Guarani do Paraguai e não o Atlético-MG. Perdeu para o São Paulo por 2x0 e não esboçou nenhuma tentativa de fazer 1 gol, que mudaria seu confronto nas oitavas.

Assim, com jogos marcados para 30 de fevereiro, com clubes podendo se classificar e cair ao mesmo tempo e com clubes escolhendo quem pegar na fase seguinte, segue o futebol brasileiro da CBF e maioria dos clubes contra a MP que moraliza o futebol e segue o futebol sulamericano, sempre à margem e perdendo mercado para o futebol e os clubes europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário