quinta-feira, 17 de junho de 2010

A derrota do futebol e o fim da alegria

Amigos, a quarta-feira foi marcada pela tristeza na África do Sul. Primeiro a derrota da Espanha para uma equipe que pratica alguma coisa que lembra, muito de longe, o futebol. A vitória da retranca suiça sobre a ofensividade espanhola é a maior pancada recebida pelo futebol desde a maior delas: a derrota do Brasil para a Itália, em 1982.

O futebol é um esporte caracterizado pela arte, pelo drible, pelo improviso. Quando uma equipe se propõe a fazer duas linhas de 4 (as vezes uma de 4 e outra de 5), ela está golpeando o futebol pois o que faz esse esporte ser apaixonante é o gol, o drible, as grandes jogadas. Ontem, apesar da má atuação da Espanha, os defensores do pragmatismo marcaram pontos na defesa de suas teses anti-futebol.

Depois, a alegria africana se foi. A vitória inquestionável do Uruguai por 3x0 jogou por terra qualquer possibilidade da África do Sul se classificar. Além de perder, ficou com saldo muito ruim. Hoje, na ressaca da derrota, os sulafricanos retiram bandeiras de casas e carros demonstrando que o sonho acabou.

Mas a quarta-feira também foi um dia de agradável surpresa. Que bom ver o time do Chile jogando. A vitória por 1x0 sobre Honduras não refletiu o que foi o jogo mas a atuação chilena foi notável. A conferir sua atuação quando o adversário for mais forte.

A grande expectativa para essa quinta-feira é a atuação da Argentina frente a Coréia do Sul. Tem tudo pra ser um grande jogo. A conferir

GOLAÇO DA RODADA - A atuação chilena contra Honduras
FRANGO DA RODADA - O "estilo" de jogo da Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário